Ler juntos devia ser um tempo de diversão, de encontro, de comunicação e, sobretudo, de ligação.
Muitas vezes as crianças "desligam" quando se lhes lê, o mesmo acontecendo quando vêem televisão, e isto sucede porque não se espera que façam nada; como se se tratasse de uma actividade passiva com a qual pretendessemos que permanecessem quietas e em silêncio.
Quem escolhe?
Dêem aos vossos filhos a oportunidade de escolher. Não se cansem com a leitura do mesmo livro uma e outra vez. Isto ajuda-os a reter acções, personagens, e dá-lhes segurança porque controlam o que se lhes lê.
Que fazer com os livros dos que já não querem saber nada?
Pode elaborar jogos de ordenação e narração de sequências.
O que deve ter-se em conta?
- Que tenha ilustrações simples;
- Que estas possam ser vistas pelas crianças;
- Que a criança esteja à vista de quem lê para poder observá-lo e escutá-lo;
- Ambos devem estar cómodos.
Como conseguir que se envolva?
- Conversando;
- Formulando e respondendo a perguntas;
- Assinalando as imagens;
- Relacionando o que foi dito e as ilustrações, com experiências próprias.
Pela Foniatra Adriana Marinsalta (extraido de "Educadores de Infância")
Sem comentários:
Enviar um comentário