sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pequenas Flores no Jardim-de-infância


A atitude da criança face ao aprender é, certamente, condicionada pela forma como a Educadora reconhece o que a criança já sabe e organiza novas aprendizagens estimulantes e agradáveis.

A criança dos 3 aos 5 anos, é uma esponja que absorve tudo à sua volta com imensa facilidade e rapidez. Mas é também um ser frágil e vulnerável às influências dos outros.

Se um adulto significativo a amar, confiar nela, lhe souber transmitir confiança e expectativas elevadas, a criança cresce e desabrocha. Se, pelo contrário, a criança estiver inserida num ambiente desatento, com poucos estímulos ou comportamentos agressivos, ela tenderá a fechar-se, a defender-se, a secar...

No J.I., a criança lida com crianças e adultos que não são da sua família e tem de aprender a estabelecer relações, seduzir, cativar. Aqui vai aprender a partilhar com os outros o que é seu, a respeitar o que é de todos e a obedecer a regras. Adquire e consolida hábitos de higiene, boas maneiras à mesa e a precaver-se de perigos.

Na nossa sala, os Estudantes vão desenvolver as suas capacidades de expressão - através da pintura, do jogo do faz-de-conta, das danças ou das canções; vão interessar-se pelo mundo dos sentidos e da experimentação ou da imaginação e das histórias; vão iniciar-se nas primeiras aprendizagens formais: a assinar um desenho, a cantar o alfabeto ou os números, a identificar e construir rimas...

Antevê-se um ano cheio de aventuras em que todos desempenham papéis de muita importância.

A nossa disponibilidade (dos técnicos e família) para acompanhar estes pequenos estudantes será um elemento decisivo para que tudo corra bem.


Saudações Estudantis.

1 comentário:

Rui Boieiro disse...

Ola Marina, é o pai da Matilde, sabe que pode contar connosco para o que for preciso, pois apesar de ser a primeira vez que tem o prazer de estar com a minha menina, já nos conhecemos doutros carnavais. Bom trabalho.