domingo, 19 de outubro de 2008

Diário de Campo I

O início da aventura.... as primeiras pegadas.

1 de Setembro de 2008... encontrámo-nos perante um novo ano lectivo...as crianças entraram na sala para viverem uma grande mudança e um enorme desafio de adaptação. A angústia da separação dos pais foi vivida com sofrimento por ambas as partes. O nível de ansiedade dos pais era elevado; as expectativas eram muitas.
Mas cá estávamos nós para os acolher com alegria, para os mimar, abraçar, beijar e cuidar com carinho. Choros, birras, tristezas, tudo ultrapassámos e hoje já somos um grupo que brinca e interage.
E trabalhamos!... O nosso primeiro trabalho foi fazer os identificadores para os cabides. Embora pequeninos, todos participaram pois na nossa sala todos os trabalhos têm a marca das crianças.
Pintámos a mão de branco, imprimimos em cartolina e foi este o resultado.
Intercalando com os jogos musicais, as histórias, a aquisição de regras, o desenvolvimento da anatomia, continuámos a nossa exploração por materiais novos.
Demos às crianças tintas de cor amarela, verde e vermelha e deixámos que mexessem e misturassem as cores. A manipulação foi bastante activa e criativa e deu origem a estes lindos trabalhos.
Continuámos a caminhar, e como estamos no Outono aprendemos uma linda canção sobre esta estação. Aqui fica para poderem contá-la aos vossos pequenitos:
Sol de Outono, Outono, Outono
Sol doirado, doirado, doirado
Folhas que caem, que caem, que caem
Leva-as o vento, o vento, o vento.


Também fizemos um belo trabalho plástico com a impressão da mão e parte do braço (tronco da árvore) e os dedinhos (folhas e sol).

Na reunião de pais, estes fizeram uma lembrança que agora decora a nossa sala. Obrigada a todos por partilharem connosco a responsabilidade da educação dos vossos filhos.
Vamos continuar a nossa viagem mas em breve daremos noticias.
Até lá, boas caminhadas!

2 comentários:

Sandra Gonçalves disse...

Apesar de pequeninos o ano lectivo está a começar em grande :-) é giro ver como podem fazer coisas tão giras, que fazem o nosso coração sorrir de alegria e orgulho hihihihi.
A reunião foi muito produtiva, são oportunidades que temos para ouvir e falar sobre a educação dos nossos filhotes. A convivência entre os pais também é sempre um ponto positivo.

Unknown disse...

Nesta primeira fase, a sala deveria-se designar pela sala dos artistas. Os trabalhos estão muito bons. A minha filha fez um belo papagaio. Muito bem! Eu não conseguiria fazer melhor!
A árvore está fantástica, está pronta para enfrentar o inverno. Continua filha, vais muito bem!
Saí da reunião de pais com a certeza que a minha filha iria gostar de estar nesta sala. A expectativa é grande. É bastante positivo a partilha entre os pais e a educadora.