As crianças em idade pré-escolar adoram aprender coisas novas que envolvam actividades práticas, incluindo as que compreendam alimentos.
A culinária permite às crianças aprender e a praticar alguns conceitos matemáticos básicos - as formas, as cores, os números, a medição, a classificação, a adição e a subtração, e a desenvolver competências linguísticas - a leitura da receita, a posterior escrita da mesma e a assimilação de novos vocábulos.
Esta actividade permite também apurar os cinco sentidos - ao mexer na massa dos biscoitos, ouvir a ebulição do leite fervente, ver as cores em que se transforma a mistura dos diferentes ingredientes, sentir o cheiro do bolo acabadinho de cozer e a distinção dos diferentes paladares...
Com a culinária, as crianças desenvolvem o ritmo e aumentam a destreza no uso dos braços, das mãos e dos dedos.
E a experiência de criar com os alimentos pode ajudar a construir a auto-confiança (ao sentirem que a sua ajuda foi imprescindível), o sentido de realização (quando os elogiamos pela sua confecção), e a estabelecer as bases para hábitos alimentares saudáveis.
... e pasta de atum...
... para o nosso lanche.
Estava uma delícia!Decidimos fazer pataniscas de bacalhau para o nosso almoço.
Olhem que lindas que ficaram.
Se lindas ficaram muito bem nos souberam. A melhor parte de participar nas aulas de culinária é que as crianças podem comer tudo o que aprendem!- No desenvolvimento da literacia - ao lermos a receita, estamos a introduzir novas palavras no vocabulário das crianças e a promover a alfabetização. É um processo que desenvolve importantes conexões visuais: as crianças aprendem a identificar palavras e a associá-las aos itens alimentares adequados. Seguindo os passos da receita, podemos trabalhar a capacidade de atenção, a escuta e a compreensão.
- Na iniciação à matemática - a culinária ajuda a expandir as competências matemáticas. Por exemplo, contando os copos de leite necessários para fazer a receita de arroz doce, ou quantas laranjas são precisas para fazer o sumo de laranja para toda a turma. Aqui, eles adquirem também as noções de medida - cheio, meio e vazio; muito, pouco ou nada. Este é, portanto, um óptimo momento para as crianças aprenderem a contar, identificar e classificar objectos. Ao reunir uma variedade e quantidade de alimentos ou utensílios de cozinha num recipiente e pedir às crianças para irem buscar este ou aquele ingrediente provoca uma actividade que incorpora a associação de palavras pela identificação de objectos de forma adequada e a diferenciação dos outros objectos. Também podemos utilizar a culinária para ensinar às crianças a noção de velocidade (misturar algo muito rápido ou lentamente) e de tempo (a cozedura deste bolo é feita durante todo o tempo de repouso).
- Nas noções de segurança - ao cozinharem, as crianças aprendem a importância da segurança na cozinha: aprendem quando as coisas estão quentes e que devem esperar até os alimentos esfriem para os poderem consumir. Também a lavagem das mãos é reforçada com esta actividade.
- Na aquisição de hábitos de alimentação saudável - as actividades de culinária ajudam as crianças a experimentar novos sabores; desta maneira, as crianças provam alimentos que nunca provariam de outra forma. É importante incentivar as crianças a provar toda esta gama de novos sabores, a trabalhar com eles demonstrando como são saudáveis e como fazem o corpo crescer.
E aí em casa que tal dar a oportunidade do seu filho ser o Chef de vez em quando?
Saudações Estudantis

9 comentários:
parabens marina e respectiva equipa pelo excelente trabalho realizado pelos nossos estudantes cada vez mais nota/se o grande desenvolvimento deles, melhor dizendo da minha tati chega a casa e quer logo ajudar.me na cozinha,resumindo a minha cozinha fica numa desaruma;ao so vendo.beijokas. luisa
Acho a ideia da culinária excelente. Quando chegam a casa também querem ver a mãe a cozinhar e isso proporciona momentos de partilha.
Continuem assim.
Eu também quero provar as pataniscas! Que bom aspecto que têm!
Obrigada pela formação e informação que lhes transmitem todos os dias.
E obrigada por estes "pózinhos de pirlimpimpim"... são realmente mágicos! Beijinhos, Marta
Olá Marina, A Ema também, de vez em quando, cozinha em casa. Já fez Pizza e Bolo de iogurte. É o máximo. O problema é que depois fica 45 minutos sentada no chão da cozinha a olhar para o forno. Beijinhos.
Sandra
Pois é por essas e por outras que a minha pipoca chega a casa e faz birra se a gente não a deixa ajudar-nos, obrigado por tudo e continuem o bom trabalho que andam a fazer. Rui & olga
As pataniscas foram muito faladas lé em casa! :D
Eu e o João, de vez em quando, também nos enfiamos na cozinha e fazemos a nossa receita especial: bolinhos de côco! :))))
As pataniscas estão com optimo aspecto...engraçado que o rafael em casa nao quer cozinhar..apenas esta pronto para comer.
Assim como as pataniscas, o arroz doce no dia da reunião de pais tb estava uma delicia, alias eu fui o unico a comprovar isso..lolololo
Excelente ideia Marina.. dá um jeitão começarmos a delegar aos nossos meninos o fazerem o jantarito ca em casa..
Beijinhos
Foi uma excelente idéia. Nota máxima a todos os estudantes !
Enviar um comentário