sexta-feira, 29 de outubro de 2010
A todos um Dia das Bruxas muito Engenhoca!
Esta semana foi diferente e cheia de pinturas divertidas! Porquê, perguntam vocês?! Porque nos dedicámos ao Dia das Bruxas e construímos enfeites para a nossa escolinha totalmente dedicados ao tema! Repararam como ficou tudo tão giro? Foi muito trabalhoso mas valeu a pena! Começámos por construir, com o decalque das nossas mãos
umas aranhas simpáticas e sorridentes
Giras!!!! Depois, com os nossos deditos, sarapintámos umas abóboras “desdentadas”!
E por fim… fizemos o que a Carina gosta de chamar de “tortura”! É que transformámos os nossos pés no corpo de um morcego e, para isso, tivemos que pintar o pé para o decalcar…faz muitas cócegas, acreditem!
As asas do morcego foram feitas com as nossas mãos! Mais uma vez dizemos com toda a convicção que…somos mesmo uns grandes artistas! E como no Dia das Bruxas trocamos “doces ou travessuras”, convidámos os nossos amigos Cientistas a partilhar connosco…a parte docinha! Fizemos, com eles, deliciosos brigadeiros de chocolate
Semana do Terror
Olá Pais;
Esta semana estivemos em grande pois não parámos um segundo. Estivemos ocupados a fazer trabalhos para o dia das bruxas, por isso é que chegámos a casa com as nossas mãozinhas e os nossos pezinhos todos sujos!
Fizemos umas abóboras grandes pintadas com uma técnica nova: pintura de esponja. Ficaram muito giras e bastante coloridas.
Conseguimos ainda fazer umas abóboras pequeninas mas desta vez foram feitas com a técnica de digitintas.
Esta semana estivemos em grande pois não parámos um segundo. Estivemos ocupados a fazer trabalhos para o dia das bruxas, por isso é que chegámos a casa com as nossas mãozinhas e os nossos pezinhos todos sujos!
Fizemos umas abóboras grandes pintadas com uma técnica nova: pintura de esponja. Ficaram muito giras e bastante coloridas.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
A culinária como parte integrante do currículo
As crianças em idade pré-escolar adoram aprender coisas novas que envolvam actividades práticas, incluindo as que compreendam alimentos.
A culinária permite às crianças aprender e a praticar alguns conceitos matemáticos básicos - as formas, as cores, os números, a medição, a classificação, a adição e a subtração, e a desenvolver competências linguísticas - a leitura da receita, a posterior escrita da mesma e a assimilação de novos vocábulos.
Esta actividade permite também apurar os cinco sentidos - ao mexer na massa dos biscoitos, ouvir a ebulição do leite fervente, ver as cores em que se transforma a mistura dos diferentes ingredientes, sentir o cheiro do bolo acabadinho de cozer e a distinção dos diferentes paladares...
Com a culinária, as crianças desenvolvem o ritmo e aumentam a destreza no uso dos braços, das mãos e dos dedos.
E a experiência de criar com os alimentos pode ajudar a construir a auto-confiança (ao sentirem que a sua ajuda foi imprescindível), o sentido de realização (quando os elogiamos pela sua confecção), e a estabelecer as bases para hábitos alimentares saudáveis.
... e pasta de atum...
... para o nosso lanche.
Estava uma delícia!Decidimos fazer pataniscas de bacalhau para o nosso almoço.
Olhem que lindas que ficaram.
Se lindas ficaram muito bem nos souberam. A melhor parte de participar nas aulas de culinária é que as crianças podem comer tudo o que aprendem!- No desenvolvimento da literacia - ao lermos a receita, estamos a introduzir novas palavras no vocabulário das crianças e a promover a alfabetização. É um processo que desenvolve importantes conexões visuais: as crianças aprendem a identificar palavras e a associá-las aos itens alimentares adequados. Seguindo os passos da receita, podemos trabalhar a capacidade de atenção, a escuta e a compreensão.
- Na iniciação à matemática - a culinária ajuda a expandir as competências matemáticas. Por exemplo, contando os copos de leite necessários para fazer a receita de arroz doce, ou quantas laranjas são precisas para fazer o sumo de laranja para toda a turma. Aqui, eles adquirem também as noções de medida - cheio, meio e vazio; muito, pouco ou nada. Este é, portanto, um óptimo momento para as crianças aprenderem a contar, identificar e classificar objectos. Ao reunir uma variedade e quantidade de alimentos ou utensílios de cozinha num recipiente e pedir às crianças para irem buscar este ou aquele ingrediente provoca uma actividade que incorpora a associação de palavras pela identificação de objectos de forma adequada e a diferenciação dos outros objectos. Também podemos utilizar a culinária para ensinar às crianças a noção de velocidade (misturar algo muito rápido ou lentamente) e de tempo (a cozedura deste bolo é feita durante todo o tempo de repouso).
- Nas noções de segurança - ao cozinharem, as crianças aprendem a importância da segurança na cozinha: aprendem quando as coisas estão quentes e que devem esperar até os alimentos esfriem para os poderem consumir. Também a lavagem das mãos é reforçada com esta actividade.
- Na aquisição de hábitos de alimentação saudável - as actividades de culinária ajudam as crianças a experimentar novos sabores; desta maneira, as crianças provam alimentos que nunca provariam de outra forma. É importante incentivar as crianças a provar toda esta gama de novos sabores, a trabalhar com eles demonstrando como são saudáveis e como fazem o corpo crescer.
E aí em casa que tal dar a oportunidade do seu filho ser o Chef de vez em quando?
Saudações Estudantis
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Engenhocas e Cientistas unidos!
Esta foi uma semana muito diferente mas também muito divertida para nós! A grande parte dos nossos amigos ficou doente e, por isso, unimos esforços com os amigos da sala ao lado e trabalhámos toda a semana em conjunto! Querem ver as actividades fantásticas que fizemos?! Aqui vão elas então! Todos juntos, ouvimos uma história sobre animais e estivemos super atentos aos sons que cada um fazia.
No final, a Carina e a Vanessa deixaram sermos nós a tocar no animal para ouvir o som que faziam!
Adorámos! Ainda virados para as histórias, o “Capuchinho Vermelho” veio até nós através de uns fantoches giríssimos! É claro que não podíamos perder a oportunidade de dar miminhos aos fantoches!
A verdade é que adoramos ouvir histórias assim. Também tivemos tempo para nos dedicarmos à expressão plástica e pintar com aguarelas,
à ginástica brincando com arcos

à música fazendo o que tanto gostamos que é nada mais, nada menos que explorar os instrumentos que temos!
Um novo amigo para partilhar connosco novas aventuras
Esta semana quero começar por partilhar com vocês com poema que recebi num e-mail que achei um mimo e muito verdadeiro.
O que uma Educadora deve ter...
Uma memória de elefante, para de tudo se lembrar.
Uma paciência de anjo, para a todos educar.
Microfone incorporado, para tudo registar.
Umas costas bem largas, para tudo aguentar.
Ouvidos com controlo de intensidade,
para não ficar com a cabeça atordoada
E uma voz bem resistente, para não ter de ficar calada.
Oito braços como um polvo, para a todos ajudar.
E um coração de criança, para tudo apreciar.
Um bom filtro nasal, para aos maus cheiros resistir.
E um enorme bom humor, para tudo encarar a rir.
Mais 10 dedinhos de fada, que ajudem a trabalhar…
E umas pernas de atleta, para os mais pequenos apanhar.
Conhecimentos de informática, para usar o computador.
E também de medicina para aliviar a dor.
Precisa também de ter muita cultura geral,
E nas áreas científicas, não poderá dar-se mal…
Tem de saber Psicologia, para lidar com as pessoas.
E dizer, sem magoar, às vezes coisas menos boas…
Enfim, uma Educadora à medida da necessidade,
Só feita por encomenda, não vos parece verdade?
Agora a nossa semana: foi uma semana irregular, começamos com poucos meninos (doentes) e terminamos com a sala cheia.
A adaptação dos meninos novos, a Rita e o David, ocupa muito o nosso tempo pois queremos todos que se sintam bem e parte integrante do grupo e desta forma grande parte do tempo foi inteiramente dedicada a eles, meninos novos que chegaram à nossa sala e foram acolhidos pelos colegas com carinho e curiosidade.
E desta forma foi mais uma semana que passou a correr como tantas outras.
Vou partilhar agora algumas fotos das nossas actividades desta semana:

Brincamos ao faz de conta...Tenho pena de não ter tirado às cambalhotas que fizeram! Estão cada vez melhores!
E quero também dar os parabéns aos novos membros do clube “o chichi e o cocó são na sanita!” - boa! 5 Meninos já não usam fralda e os outros estão ansiosos por lhes seguirem os passos (cada um com o seu ritmo). Temos de festejar cada vitória!
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Um Engenhoca é sempre um Engenhoca!
Ufa! Que semana atribulada esta! Sabiam que alguns dos nossos amigos ficaram doentes com o decorrer da semana? É verdade… mas… um Engenhoca é sempre um Engenhoca e por isso mesmo continuámos com os nossos trabalhos fantásticos! Experimentámos mais uma técnica de pintura nova…pintura com carrinhos! É verdade! Usámos os nossos carrinhos de brincar para fazermos pinturas muito interessantes! Ficam giras e diferentes, não acham?!
E como a chuva parece ter vindo para ficar…construímos guarda-chuvas, com a ajuda das nossas mãos

e dos nossos pés

Para alegrarmos a semana dançámos umas músicas muito divertidas na nossa aula de psico-motricidade
e cantámos canções que se tornam cada vez mais familiares para nós! E como de novas experiências se faz o nosso dia-a-dia…hoje fizemos massa de cores!

e cantámos canções que se tornam cada vez mais familiares para nós! E como de novas experiências se faz o nosso dia-a-dia…hoje fizemos massa de cores!




